Slides do Carrossel
Preparar-se para a morte de quem se ama parece, para muitos cuidadores familiares, um gesto de traição à esperança: se eu começo a organizar o que vem depois, já não tenho mais fé de que ele vai se recuperar. Essa é a tensão central revelada por uma revisão sistemática com meta-síntese qualitativa que reuniu 13 estudos independentes e 386 cuidadores familiares de pacientes em fase terminal, conduzidos em sete países. O carrossel desta semana apresentou o contraste entre essa lógica emocional do cuidador e a lógica clínica dos cuidados paliativos. Este artigo aprofunda o desenho metodológico do estudo, os quatro temas centrais identificados na síntese, os limites que os próprios autores reconhecem, e o que esse achado internacional tem a dizer sobre como equipes de cuidados paliativos no SUS podem apoiar famílias brasileiras que vivem o mesmo dilema.
O que esta meta-síntese reuniu, e o que ela não mede
A revisão é uma meta-síntese qualitativa, não um levantamento estatístico nem um ensaio clínico. Os autores seguiram o framework de meta-síntese de Sandelowski e colaboradores, o guideline PRISMA para relato de revisões sistemáticas e o checklist ENTREQ, voltado especificamente à transparência de sínteses qualitativas. A integração dos dados usou o método de síntese temática de Thomas e Harden, que codifica trechos de entrevistas linha a linha, agrupa esses códigos em temas descritivos e, por fim, gera temas analíticos de nível mais interpretativo. A qualidade metodológica de cada um dos 13 estudos incluídos foi avaliada pelo JBI Critical Appraisal Checklist for Qualitative Research, um instrumento de 10 itens; todos os estudos atenderam a pelo menos 7 desses critérios, e 4 atenderam aos 10. A confiança nos achados foi classificada pelo método CERQual (Confidence in the Evidence from Reviews of Qualitative Research): dos dez subtemas identificados na síntese, um recebeu classificação de confiança alta e nove, confiança moderada. A busca cobriu seis bases de dados (PubMed, Web of Science, Embase, CINAHL, PsycINFO e Cochrane Library), do início de cada base até 31 de janeiro de 2026, restrita a publicações em língua inglesa, uma limitação que os próprios autores reconhecem como viés de idioma. O fluxo de seleção partiu de 979 registros identificados, chegou a 701 após remoção de duplicatas, avaliou 42 artigos em texto completo e incluiu, ao final, 13 estudos na síntese. Esses 13 estudos foram publicados entre 2003 e 2024, com mais da metade depois de 2015, em desenhos variados: a maioria qualitativa descritiva, com dois estudos de fenomenologia explicativa, dois de etnografia e um de teoria fundamentada. Os tamanhos amostrais por estudo variaram de 15 participantes, no menor deles, conduzido na Austrália, a 70 participantes, no maior, conduzido em Israel, somando ao todo os sete países de origem dos 13 estudos: Austrália, China, Estados Unidos, Israel, Brasil, Suécia e Reino Unido. É essencial reter o que esse desenho permite concluir: os números que aparecem mais adiante neste artigo indicam quantos dos 13 estudos mencionaram cada subtema, não a proporção de cuidadores que vivenciam cada fenômeno. Uma síntese qualitativa não gera prevalência populacional, gera convergência de vivências relatadas entre estudos independentes.
Reconstruir o sentido diante da morte que se aproxima
O primeiro tema da síntese descreve como cuidadores familiares reconstroem um sentido pessoal diante da proximidade da morte. Em 5 dos 13 estudos (38,5%), cuidadores relataram apoiar-se em crenças religiosas ou espirituais para encarar esse momento, encontrando nelas uma fonte de paz que a incerteza médica não oferece. Uma cuidadora relatou, em um dos estudos incluídos: “minha vida está nas mãos de Deus, a vida dele está nas mãos de Deus, e saber disso me dá uma paz enorme e me faz sentir preparada”. Em outro subtema, também presente em 5 dos 13 estudos (38,5%), cuidadores relataram encontrar valor pessoal no próprio ato de cuidar, mesmo em meio ao sofrimento, descrevendo o cuidado como uma forma de viver mais presente naquele momento específico, e não apenas como um fardo a ser suportado. Os autores observam ainda que, em contextos culturais específicos, normas religiosas regulam até a expressão pública de emoção diante da morte, o que reforça que a reconstrução de sentido não segue um único caminho universal, varia conforme a tradição espiritual e cultural de cada cuidador.
Saber sem saber: o paradoxo da comunicação profissional
O segundo tema, e um dos mais relevantes para equipes de saúde, descreve o papel da comunicação no preparo para a morte. Em 6 dos 13 estudos (46,2%), cuidadores relataram uma necessidade urgente de comunicação profissional mais clara sobre o prognóstico; em 4 dos 13 estudos (30,8%), relataram conversas familiares abertas sobre a morte como facilitadoras desse preparo, geralmente quando os vínculos familiares já eram próximos antes da doença. O achado mais citado nesse tema é o que os autores nomeiam como “knowing but not knowing”, em português algo como saber sem saber: a equipe de saúde pode reconhecer, pelos exames e pela evolução clínica, que a morte está próxima, mas a família nem sempre recebe essa informação com a clareza necessária para se preparar. Um cuidador descreveu essa experiência assim: “o médico pode ter sabido, pelos exames, eu não sabia”. Outro relato reforça o mesmo padrão: “sabíamos que isso estava vindo, deveríamos ter nos preparado para isso, mas ninguém trouxe o assunto à tona, eu não estava pensando no que fazer a seguir”. Pacientes terminais, por sua vez, também evitavam falar sobre a própria morte, o que deixava muitos familiares enfrentando sozinhos um tema que exigiria apoio compartilhado. O padrão que emerge não é de família despreparada para ouvir, é de sistema hesitante em comunicar, muitas vezes por um instinto protetor da própria equipe, que adia a conversa difícil acreditando estar poupando a família.
Entre esperança e aceitação: o peso da realidade prática
O terceiro tema reúne as pressões práticas que recaem sobre cuidadores familiares durante esse período: providências como procuração e testamento, cuidados de higiene e dignidade do paciente, planejamento da própria vida após a perda. Esse subtema de planejamento prático apareceu em 5 dos 13 estudos (38,5%). Um segundo subtema, o de sustentar múltiplos papéis e fardos simultâneos do cuidado, aparece descrito no artigo original com uma inconsistência aritmética entre a contagem de estudos e o percentual reportado (6 estudos associados a 56,2%, quando o cálculo direto indicaria um valor diferente), reproduzida aqui tal como consta na publicação, sem correção, já que não é possível inferir com segurança qual dos dois números está correto. Mas o achado mais revelador deste tema, e o núcleo emocional de toda a síntese, é um terceiro subtema, presente em 4 dos 13 estudos (30,8%): a incerteza entre manter a esperança e aceitar a realidade da doença. Cuidadores relataram vivenciar o próprio ato de se preparar para a perda como um gesto de desistência antecipada, quase uma traição à pessoa amada. Uma cuidadora resumiu esse conflito com uma frase que se tornou a âncora deste artigo: “se eu começar a me preparar para perder meu marido, deixo de ter esperança de que ele vai vencer o câncer”. Outra relatou uma pressão adicional, vinda do próprio círculo social: “me preocupo com a família dela me observando para ver o que vou fazer, e qual é um período de tempo razoável para começar a colocar as coisas em movimento”. Essa é a tensão que a literatura de cuidados paliativos já discute sob outro nome, o do luto antecipatório, o processo de luto que começa antes da morte efetiva, durante o próprio período de cuidado, e que frequentemente entra em conflito direto com a necessidade humana de manter esperança.
O que ajuda a atravessar: recursos internos e externos
O quarto e último tema da síntese reúne os recursos que ajudaram cuidadores a atravessar esse período, um contraponto importante ao peso descrito nos temas anteriores. Em 5 dos 13 estudos (38,5%), cuidadores relataram estratégias de autorregulação: aceitar a realidade de forma gradual, recorrer a experiências pessoais anteriores de luto como referência para lidar com a atual. Em 3 dos 13 estudos (23,1%), relataram apoio social multinível, vindo de família, amigos, grupos de apoio e profissionais de saúde. Uma cuidadora descreveu o valor desse apoio horizontal: “recorri aos meus grupos de apoio porque eles estão passando pela mesma experiência”. Em 4 dos 13 estudos (30,8%), cuidadores relataram um efeito de empoderamento a partir do contato com serviços de cuidados paliativos, e não de fragilização, como por vezes se supõe. Uma cuidadora resumiu essa experiência ao falar sobre o cuidado prestado por um serviço de hospice à sua mãe: “eu não mudaria nada no cuidado da minha mãe, foram maravilhosos com ela”. É importante notar que, no vocabulário do próprio estudo, hospice care aparece como um serviço especializado de fim de vida, distinto de palliative care em sentido mais amplo, que pode começar em qualquer fase de uma doença que ameaça a vida, uma distinção terminológica relevante para quem acompanha a literatura internacional sobre o tema.
O que o CUIDAR+ vê
Centralidade no Paciente: cuidar bem inclui cuidar de quem cuida. A mistura de esperança e medo relatada por esses 386 cuidadores não é um desvio emocional a ser corrigido pela equipe de saúde, é parte legítima e esperável do processo de acompanhar a doença de um familiar, e não deveria ser lida como falta de aceitação ou como resistência ao cuidado paliativo. Clínica Ampliada: o estado descrito no artigo como saber sem saber revela uma falha de comunicação do sistema de saúde, não uma limitação da família em compreender o que está acontecendo; comunicação clara sobre prognóstico não é um detalhe técnico a ser adiado, é parte do próprio cuidado.
Honestidade Científica: esta é uma síntese qualitativa de 13 estudos, não um levantamento estatístico representativo nem um ensaio de intervenção; os números apresentados aqui refletem convergência entre estudos, não prevalência entre cuidadores. Os próprios autores declaram, entre as limitações do trabalho, que a maioria dos participantes tem origem cultural ocidental, que a restrição a estudos publicados em inglês gera viés de idioma, que os estudos incluídos diferem entre si em sistemas de saúde e ambientes de cuidado, e que a interpretação subjetiva dos pesquisadores, inerente a qualquer síntese qualitativa, não pode ser totalmente eliminada da análise. Os quatro temas descritos neste artigo não podem, portanto, ser lidos como a experiência universal de todo cuidador familiar, e sim como vivências relatadas por cuidadores familiares em estudos qualitativos conduzidos majoritariamente em contextos ocidentais; os próprios autores pedem mais pesquisa transcultural para ampliar essa base de evidência.
Do achado internacional ao SUS: como equipes brasileiras podem apoiar esse dilema
Os 13 estudos desta síntese foram conduzidos majoritariamente em sistemas de saúde de alta renda, com cobertura estruturada de cuidados paliativos, o que limita a generalização direta dos achados para a realidade brasileira. Ainda assim, a tensão central entre esperança e aceitação não é exclusiva de nenhum sistema de saúde específico, é uma vivência humana diante da perda iminente de alguém amado, e equipes de cuidados paliativos no SUS lidam com ela todos os dias, mesmo sem a mesma estrutura de pesquisa qualitativa dedicada ao tema. Um primeiro caminho prático é tratar a comunicação de prognóstico como competência a ser ensinada e supervisionada nas equipes, e não presumida como algo que qualquer profissional já sabe fazer bem: protocolos estruturados de comunicação de más notícias, adaptados à realidade de cada serviço, ajudam a reduzir exatamente o tipo de hesitação que gera o estado de saber sem saber descrito nesta síntese. Um segundo caminho é o reconhecimento explícito, na formação de equipes, de que a ambivalência entre manter esperança e se preparar para a perda não é um problema a ser corrigido no cuidador, é uma vivência emocional legítima a ser validada, e não silenciada por pressa em levar a família à aceitação. Um terceiro caminho, mais estrutural, é o fortalecimento de redes de apoio social organizadas por serviços de cuidados paliativos, sejam grupos de apoio entre famílias, sejam parcerias com serviços de assistência social, já que o quarto tema desta síntese mostra que apoio horizontal entre pessoas que vivem a mesma experiência tem peso real no enfrentamento desse período. Nenhum desses três caminhos depende de esperar por evidência qualitativa brasileira equivalente para começar a agir; depende de levar a sério, na prática cotidiana das equipes, uma tensão que 386 cuidadores familiares, em sete países diferentes, já descreveram com uma clareza notável.
Baseado em: Ju X, Zhang Y, Wang X, Lu Q, Li Y, Hong J. (2026). Experiences of death preparedness among family caregivers of terminal patients: a systematic review and meta-synthesis. Frontiers in Public Health, 14:1921838. DOI: 10.3389/fpubh.2026.1921838. Acesso aberto (CC BY). Este conteúdo tem finalidade exclusivamente educacional e científica, em conformidade com a CFM Resolução nº 2.336/2023, sem promessa de resultado, depoimento como prova de eficácia, comparação antes/depois ou caso clínico real identificável. Responsável científica: Dra. Isis A. Cunácia Massaro, CRM/SP 92.540, RQE 54.561 (Clínica Médica, Nefrologia, Cuidados Paliativos, Bioética Clínica).